As imagens da Torre Eiffel ao fundo da arena de vôlei de praia, as competições de esgrima no Grand Palais e as polêmicas sobre a água do Rio Sena já são história. Os Jogos Olímpicos de Paris chegam ao fim e outro desafio já se apresenta no horizonte para atletas e confederações: as Olimpíadas de Los Angeles, em 2028.
Será a terceira vez que a "Cidade dos Anjos" receberá a competição. A primeira foi em 1932. A segunda, em 1984, uma edição icônica, marcada pelos quatro ouros de Carl Lewis no atletismo, pela chegada emocionante de Gabriele Andersen na maratona feminina, pelo ouro de Joaquim Cruz nos 800m e pelo boicote do bloco socialista.
Os Jogos de Los Angeles-2028 serão disputados entre 14 e 30 de julho. Os competidores podem se preparar para um clima bem mais seco no verão da Califórnia. As temperaturas costumam ser parecidas com as que os atletas enfrentaram em Paris, com máximas acima dos 30ºC, mas a umidade relativa do ar raramente passa dos 80%.
Muitas das estruturas que receberam a edição dos Jogos de 1984 estarão de volta, ainda que com funções diferentes. O Centro de Convenções, que serviu como uma instalação para a imprensa nos anos 1980, agora será uma arena esportiva para esgrima, judô, tênis de mesa, taekwondo e luta greco-romana.]
O SoFi Stadium, normalmente palco de jogos de futebol americano, será a casa da natação. O esporte do maior campeão olímpico da história, Michael Phelps, será protagonista nos Jogos e passará a ser a estrela da segunda semana de competições.
A inversão no programa olímpico é uma das grandes novidades de Los Angeles-28: o atletismo, que costuma fechar a programação, sempre na segunda semana do evento, foi puxado para os primeiros dias.
Fonte : Uol
Comments